quarta-feira, 4 de março de 2009

Percepcao do tempo

Medimos o tempo com intrumentos muito precisos, mas na realidade a nossa percepcao do tempo e' relacionada com a nossa lembranca de acontecimentos. No meu caso, quando me dizem um ano, ate' 2004 diria, lembro-me do computador que tinha na altura. Por exemplo, quando me falam no ano de 1993, lembro-me do meu Topis 486SX a 25 Mhz com 4 Mb de RAM e 250Mb de disco duro. Olhando para 1989, vem-me 'a lembranca o Sinclair PC200 (com uma drive de disquetes de baixa densidade), Recuando ainda para 1988, tinha um Spectrum +3, no qual dei os primeiros passos na programacao. (BASIC :))

Hoje o processador que tenho no computador tem sensivelmente 100x mais velocidade e 1000x mais memo'ria, tanto RAM como fisica que o Topis. De uma perspectiva temporal isto nao e' uma evolucao linear, por isso parece quase impossivel eu ainda ter vivido nesses tempos. Penso que a sensacao de quem nasceu em 90 ao ler este post e' semelhante 'a minha quando via fotografias a preto e branco nos anos 80.

O mundo mudou muito durante esse tempo. Em 1988 telefonar de uma ponta da europa para a outra era uma aventura raramente conseguida nos CTT. Apo's falar com uma se'rie de telefonistas, avisos que a conversa poderia ser monitorizada, era por vezes possivel estabelecer uma ligacao em que tinhamos a emocao de ouvir um "Estou? Esta's me a ouvir?" e ter um dialogo com pouco mais que estas palavras de ambas as partes. Tambem nessa altura, atravessar a Europa de uma ponta 'a outra exigia documentos de todos os paises envolvidos, tinha de ser tratado com pelo menos meio ano de antecedencia e nao havia garantias de se obter autorizacao.

E' engracado pensar nisto e imaginar que observei esta mudanca enquanto permanecia na minha posicao de observador. Olhando pela janela em 1988, questionava-me porque e' que eu nunca tinha sido adulto e porque e' que apenar fui crianca ate' entao. Este pensamento acompanhou-me ate' hoje e agora apercebo-me que desde 1981, um ano de cada vez, cresci junto com o mundo.

3 comentários:

Nês disse...

Pensares nos anos e lembrares-te dos computadores é mesmo coisa de ET :D lololol
eu tive mais ou menos essa sensação qd estive a ver albuns de fotos há 2 semanas atrás e tantas recordações me vieram à cabeça :) a nível de tecnologia lembro-me de só ter começado a aceder à net qd andava p aí no 10ºano e a minha mãe só me deixava ir 15min por dia,pq aquilo pagava-se pelo tempo q se estava. Eu ia ao mirc falar com os meus amigos :) o modem fazia montes de barulho e era mto lento descarregar uma página, mas eu ficava completamente fascinada. Hj em dia é tão banal e qs todos os miudos têm acesso :P o meu primeiro telemovel, tive-o tb qd já andava na secundária. Pensando bem, estas coisas novas tornaram-me um bocado dependente. Se eu me esqueço do tlm em casa parece q me falta mm qq coisa, fico incomodada a pensar q alguem me podia ter tantado ligar e q estava incontactavel... mas até ter o primeiro telemovel nunca tinha sentido falta disso :) enfim, olha, n sei pq me fui lembrar disto agora :D
Às vezes tb penso isso, q estou a crescer e a acompanhar todas estas evoluções. vê bem, nós nascemos ainda no seculo passado, exactamente na altura em q todas estas coisas novas estavam a aparecer. Para além disso presenciamos várias coisas a nível mundial q hj em dia já aparecem nos livros de historia dos miudos como o 11 de setembro... e isso faz-me mm pensar q estou a ficar velha lololol lembrar-me de coisas q já aparecem nos livros de historia é engraçado :D pronto, olha, vou parar de divagar e dedicar-me à minha tese :)

L u i s P e s t a n a disse...

Vê:

http://naohamalquenaosecure.blogspot.com/2009/03/did-you-know.html

Unknown disse...

Ines!

E' engracado pensar assim :) No ano em que entrei na Universidade havia um texto a falar dos ultimos caloiros do milenio em que diziam coisas como: Tinham 8 anos quando a caiu o muro de Berlim, apenas conheceram Um papa, tinham 5 anos quando a Challenger explodiu, etc. Ao ler aquilo naquela altura tive a sensacao de aquelas coisas tinham acontecido ha' muito tempo quando eu era pequenino, mas de facto nao tinha passado assim muito tempo ate' aquela altura :)


Pestana,

Espectacular o video, mas... stressante, parece que nos diz que temos de viver a vida com pressa!