terça-feira, 9 de junho de 2009

Histo'ria

Quem nao se lembra do passado, esta' condenado a revive-lo

E' o titulo de que esta' numa das portas de entrada do agora museu em Auszwitz. Nao e' possivel nao nos lembrarmos desta frase ao vermos o que esta' hoje em dia a acontecer na koreia do norte. Fomos capazes de ultrapassar uma guerra fria, uma corrida ao armamento por parte de duas enormes potencias, e no entanto vemos os erros da histo'ria a repetire-se.

A questao que coloco e' como este conflito pode ser resolvido? A koreia do norte tem feito testes nucleares nos ultimos anos, afirmando sempre serem para defesa. Ontem afirmou que qualquer sancao atribuida a eles sera' interpretada como uma declaracao de guerra. De que estao eles 'a espera e o que pretendem com isto? Sera' que ignora-los silenciosamente e' uma solucao? Uma ofensiva pode fazer-nos retroceder umas decadas na nossa Historia e tornar-se irreversivel.

Quero acreditar que a nossa historia nos fara' tomar as decisoes mais certas para resolver este conflito. Penso que cabe a cada um de no's, usar tudo o que aprendemos para discutir da melhor forma as possiveis solucoes para esta situacao.

6 comentários:

Nês disse...

Eu penso que não é fácil encontrar soluções para isto. Sinceramente o diálogo não parece ser um ponto forte dos norte-coreanos. Entretanto aquilo que há de bom é que todos sabemos que onde quer que haja um ataque haverá a seguir um contra-ataque e para o bem de todos ninguém faz nada. Não sei se será a melhor solução, mas penso que prefiro que fiquemos todos quietinhos a levar com armas nucleares em cima :P No dia em que começarem a usar isso dão cabo do mundo todo...

Unknown disse...

Ines,

Penso que o dia'logo e' possivel caso exista interesse das duas partes. Neste caso, torna-se necessa'rio perceber o que a coreia do norte pretende.

Nao sei se concordo inteiramente contigo em relacao ao argumento do contra-ataque. E' tipo alguem nao bater no maior rapaz da escola por ter medo de apanhar a seguir. Isto e', se este fosse fraquinho, poderia-se bater. E, nesse caso, a solucao para o problema, seria o ocidente produzir ainda mais armas para provocar ainda mais medo. No entanto, a Histo'ria ja' nos mostrou com a guerra fria os problemas que isso pode trazer.

Mas nao sei se ficarmos quietos, ignorando isto que a coreia esta' a fazer e' solucao, pois apenas aumenta a ameaca deles... penso que devemos mesmo compreender o que pretendem e a partir dai partir para uma solucao.

Nês disse...

Sim, eu acho que o que tu dizes faz todo o sentido e gostava mesmo muito que se conseguisse dialogar e acabarmos todos com as armas nucleares. Mas não sei se acredito muito que isso vai acontecer. Aqueles que governam o mundo normalmente estão pouco interessados no mundo que governam, estão mais interessados nos seus proprios interesses. É como imaginar um mundo sem guerras, todos nós o queremos. Mas há uns poucos que lucram com isso, com as armas e com a reconstrução dos países e por isso elas continuam. É mesmo mto triste.
Gostava de saber dar uma resposta sobre a melhor forma de dialogar com a Coreia do Norte e acabar com as armas nucleares e isso tudo, mas não estou mesmo a ver como :P não te esqueças que eles são uma ditadura do pior que há, lá não há direitos humanos nem nada do genero... não estou mm a ver que diálogo pode ser possível, mas espero que tenhas razão e que td se resolva.

Pedro do Mar disse...

Tenho para mim que eles querem é que se fale deles!

Não creio que fosse muito complicado, para alguns países, arrasar com a Coreia do Norte, mas não é assim que se resolvem os problemas. Aliás, nem me parece que a Coreia seja verdadeiramente um problema.

Sanções como um embargo económico podem ser muito mais poderosas do que se pensa. Têm é de ser decididas pelas Nações Unidas.
E quando eles dizem que isso seria encarado como uma declaração de guerra, a resposta a dar é: "E então? O que é que quereis fazer? Somos muitos..."

Unknown disse...

humm, concordo com tudo excepto com a ultima frase. Isso nao pode de forma nenhuma ser uma justificacao Pedro. Se assim fosse, a inquisicao poderia ser justificada por a maior parte da populacao mundial acreditar em Deus e ser fiel 'a Igreja...

Pedro do Mar disse...

Se calhar não me expliquei bem.
Não se trata de ter ou não ter razão ou justificar o que quer que seja.
O que queria dizer era que a Coreia do Norte não pode declarar guerra ao mundo.

É que uma coisa é um país assumir que outro lhe está a declarar guerra pelo simples facto de este lhe declarar um embargo económico. Aí até pode atacar esse país. Outra coisa é serem as Nações Unidas ou um grupo numeroso de países a decretar sanções. Não creio que fosse possível haver uma retaliação militar, por todos os motivos.

Abraços