sexta-feira, 3 de abril de 2009

Supersticao?



Quando movemos um ficheiro de uma pasta para a outra, efectuamos uma copia exacta de cada bit (1/0) do ficheiro para outro sitio e ficamos com uma representacao deste noutra localizacao. Seguidamente o ficheiro e' apagado do sitio de origem.

Se voltarmos a move-lo de volta para o sitio de origem este estara' exactamente igual e e' como se nada tivesse acontecido.

Imaginemos que podemos fazer co'pias fisicas da mate'ria em que cada mole'cula e' copiada exactamente como esta', incluindo cargas ele'ctricas, etc.. Isto levaria 'a possibilidade de existir tele-transporte. Uma co'pia nossa seria criada num sitio novo e a local... destruida.

Acreditando que somos apenas mate'ria nao deveriamos ter problemas em viajar assim, pois simplesmente seriamos transferidos instantaneamente para outro sitio. Mas pessoalmente incomoda-me um pouco a co'pia local ser destruida e o meu "outro eu" assumir-se como EU.

Sera' que este EU tem mais qualquer coisa ...? Ou e' so' impressao minha?

11 comentários:

Nês disse...

eheh que post fixe :)
humm, isto faz-me lembrar os clones :P
Eu acho que se te eliminarem e fizerem uma copia identica, deixas de ser tu para aparecer lá alguém geneticamente igual a ti. Por acaso tenho pensado mto nestas coisas pq tenho estado a ler um livro sobre viagens no tempo, mundos paralelos e essas coisas. Se eu fosse para um mundo paralelo no meu passado podia encontrar-me a mim propria lá, mas eu continuava a ser eu e mesmo que essa pessoa fosse igualzinha a mim, não era eu :D
mas eu acho que isto aqui tem a ver com outras coisas, com aquilo em que cada um acredita. Tu até podes fazer um clone de alguém ou copiar a materia de alguem, mas penso que não consegues copiar os sentimentos, a maneira de ser, ou a alma, se lhe quisermos chamar assim :) imagina alguém dizer-te "olha, vamos matar-te, mas n te preocupes porque vai aparecer alguem igual a ti noutro sitio". Essa copia de ti n ias ser tu, logo tu n deixavas que te matassem :D
bem, vou deixar-me de raciocinios e testamentos e vou dedicar-me à minha tese (para essa sim, eu precisava de uma maquina do tempo ou pelo menos algo que parasse o tempo por uns dias :D)

Nês disse...

hummm, só mais uma coisa. Na tua visão de copy paste de pessoas, as memorias que as pessoas têm tb são copiadas? É tudo mesmo igual?

Unknown disse...

Ines,

Sim, o objectivo do post e' mesmo esse. Imagina que ultrapassas todos os problemas tecnicos e fazes uma co'pia exacta mesmo a nivel ato'mico. Todos os conteudos do teu cerebro estarao no mesmo estado que no original. Nao e' apenas uma semelhanca genetica :)

Portanto quando reaparecesses em algum sitio, nao notarias diferenca nem a nivel fisico nem intelectual (memo'rias, etc.)

Seriamos a mesma pessoa?

Unknown disse...

( Nao e' bem copy-paste, e' cut-paste )

Digo isto pois no momento exacto que reapareces noutro sitio, o teu primeiro EU e' destruido.

Nês disse...

ahh, oki :)
humm, mesmo assim, eu n deixava que fizessem cut paste de mim :) a outra pessoa podia pensar exactamente como eu, e ser mesmo igual a mim, mas eu era anulada em detrimento dela :P
Muito interessante mesmo, nunca tinha pensado nas coisas assim :) mas eu acho que cada um de nós é único e insubstituivel, mesmo por uma cópia muito bem feita :)

Nês disse...

Acho que esta situação não podia ser considerada teletransporte, porque não te estavas a transportar, estavas a ser eliminado e copiado. Logo, tu morrias e quem ficava cá para contar a historia era a tua cópia.
Se o teu desejo era conseguir viajar para outro lado, nunca o conseguirias, seria a tua cópia quem o faria. E pior q isso, tu morrias e ninguem sentia a tua falta porque assumiam q a tua copia eras tu.
Logo, parece-me uma ideia terrivel :D

marau disse...

Epah... o blog promete!
Tenho de ver, quando tiver tempo...

Mas este post... hmmmm... cheira-me a Mar. Acho que tb eu já fui confrontado com tal devaneio.

Fica bem... hei-de voltar.

Unknown disse...

Ines,

O importante para esta discussao é que nenhum dos dois EUs exista em simultaneo. A questao é mesmo, o que define o EU? Porque se é apenas o nosso conteudo fisico (incluido todas as cargas electricas, etc..) num dado momento, a tua cópia passaria a ser tu, caso tu fosses destruida :)

Mais um ponto para a discussao: Faria diferença se pegassemos nos atomos de alguem, 1 a 1 e os reconstruissemos noutro sitio? ( desta forma deixarias de existir por uns momentos ) :)


Marau!!

Fico contente pela tua visita!
Este post ainda nao tem um cheiro a Mar, mas espero que dentro de pouco tempo este contribua para a discussao :)

Abraço!

Nês disse...

A tua pergunta é se em vez de copiarmos e eliminarmos o original, decompusermos o original em partes muito pequenas e formos reuni-lo noutro sitio? hummm, nesse caso não teho opinião, tenho que pensar melhor sobre o assunto :D

Pedro do Mar disse...

Julgo que no teletransporte não se trata de copiar a matéria e reproduzir isso noutro lugar. Até porque isso levaria a uma duplicação do indivíduo, por exemplo. A ideia seria mesmo fazer a matéria passar de um lugar para outro.

Não creio que haja em nós algo mais do que matéria. E acredito sinceramente que uma reprodução exacta de cada átomo dum indivíduo, num instante de duração infinitesimal, conduziria a um indivíduo exactamente igual, com a mesma aparência, os mesmos pensamentos e até as mesmas memórias.

Mas se a reprodução fosse exacta, existiriam dois indivíduos iguais em tudo. A partir daí é que se começariam a distinguir, já que somos também aquilo que vivemos e pensamos. Destruir depois o original ou a "cópia" seria matar um indivíduo e pronto.

Quanto à questão de reconstruir átomos um a um e assim haver um momento em que a pessoa deixa de existir... hmmm... define "reconstruir". ;-)

Abraço, Jacek, bom post!

PS: a pergunta o que define o EU? é potente!

Unknown disse...

Ines,

Sim, 'e mesmo isso :)


Pedro,

Vejo o teletransporte como isso, um "cut-paste", que se distingue do "copy-paste", pois apaga o original. Os comandos de mover ficheiros tambem funcionam assim, copiam e depois eliminam o original, por isso e' que usei esta alegoria :)

Concordo que no caso de copiarmos e destruirmos o original seria matar um... a questao aqui e' um pouco chocante, mas que diferenca faria? O indivi'duo continuaria a existir para todos os efeitos, teria a mesma consciencia, continuaria num sitio diferente, como era a sua intencao original ao fazer o teletransporte :)

No caso da reconstrucao, a intencao foi apenas garantir que simultaneamente nunca existem os dois individuos. Portanto em vez de fazer o "cut-paste" em apenas um passo, fazes em milhoes de passos, para cada parte do corpo :)

A questao do EU sera' sem duvida o tema de mais posts :)

Abraco!!