terça-feira, 19 de maio de 2009

De'fice de atencao

Dizem que um homem, ao contra'rio de uma mulher, ao abrir um frigorifico apenas ve uma coisa de cada vez, tendo por isso mais dificuldade em encontrar um objecto particular. Nao sei se isto e' verdade. O que e' certo neste tipo de padrao, e' o de'fice de atencao que a leitura de textos na internet provoca na leitura.

Nao sei se em termos absulutos (quantidade de palavras) que lemos em me'dia por dia e' superior que ha' 10 anos. Embora se passe igualmente o dia constantemte a aceder a informacao escrita, certamente passamos muito menos tempo com cada texto. Habituamo-nos de tal forma a encontrar informacao sumarizada que quando encontramos um texto grande, automaticamente lemos na diagonal localizando apenas as palavras chave. Provavelmente este me'todo tornou-se inevitavel dada a quantidade de informacao que recebemos a todo o momento. Sera' que deixamos por isso de acreditar num texto 'a partida e dar-lhe uma oportunidade de o ler na integra? Talvez por isso pouca gente se esforce para escrever um texto com inicio meio e fim, e de facto isto deixou de ser um criterio para os novos me'todos de leitura.

Espero por isso que o formato de um livro, por muito primitivo que possa parecer aos olhos de alguem que nasceu com a internet disponivel, nunca desapareca pois para alem de estimular a concentracao e a imaginacao, ensina-nos a escrever textos com inicio, meio e fim.

3 comentários:

L u i s P e s t a n a disse...

Acho que li algures o contrário, os homens têm uma visão mais abrangente e as mulheres prendem-se mais com o pormenor...

Unknown disse...

Pestana,

humm, talvez... mas nesse caso estou a ficar preocupado comigo pois eu costumo reparar no pormenor :) Espero que este nao exclua a outra componente! hehe

L u i s P e s t a n a disse...

Sempre desconfiei...