segunda-feira, 25 de maio de 2009

Marketing & Coca-Cola

O Marketing e' sem duvida uma das ferramentas mais eficazes de manipulacao de massas. E fa-lo de uma forma brilhante na minha opiniao. Sem obrigar ninguem a nada, deixando cada um decidir por si o que quer, apenas manipula uma imagem e definicao, fazendo cada um acreditar individualmente que e' isso que realmente quer para si.

Uma das empresas que mais admiro em termos de marketing e' sem duvida a Coca-Cola. Hoje em dia tem uma imagem extremamente enraizada na maior parte das culturas mundiais. No entanto, questiono-me o que aconteceria se de um momento para o outro deixasse de fazer os anuncios cla'ssicos, isto e', ficasse apenas pela imagem que tem actualmente. Seria esta suficiente para perpectuar as vendas, ou continuam estas dependentes do marketing actual?

3 comentários:

Pedro do Mar disse...

Boa pergunta.

Eu acho que durante uns tempos ainda venderiam, já que a sua marca é mesmo muito conhecida.
Mas também me parece que seria uma questão de tempo até que começasse a ser ultrapassada, em termos de vendas, pelas suas rivais directas.

Se por exemplo a 7Up apostasse a sério em publicidade, seria muito mais raro termos a tremenda desilusão de chegarmos a um sítio, pedirmos uma 7Up e constatarmos que só têm snappy ou sprite.

Talvez a 7Up não precise de fazer tanta publicidade como a Coca-Cola pelo simples de facto de ser mesmo bastante melhor do que a concorrência.

Abraço

Unknown disse...

:) Concordo com a 7up, no entanto penso que e' o mesmo efeito da coca cola. Os cafes ou tem 7up ou entao tem uma 7up qualquer.

E estou agora a pensar em mais uma coisa.. das "7ups", apenas me lembro de publicidade 'a 7up mesmo. Tenho uma vaga memoria de uma publicidade 'a snappy quando era pequeno, mas mais nada...

Sera' que o sucesso da 7up (sem discutir a sua superior qualidade em relacao 'as alternativas) se deve maioritariamente 'a publicidade?

Pedro do Mar disse...

Se assumirmos que nenhuma das principais marcas de gasosa faz muita publicidade e se nos quisermos alhear do facto de a 7Up ser muito superior, podemos recuar uns anos e ver uma diferença: a 7Up tinha/criou o FidoDido.

Ainda hoje mantém esse boneco, que continua a ser uma boa mascote e só por si é já uma forma de publicidade, sem esforço.

:-)