terça-feira, 1 de setembro de 2009

Emoções na infancia

Em pequeno ao ver os adultos questionava-me porque razão estes não brincavam uns com os outros. Tentava perceber como conseguiam falar tanto tempo, de como os via a gesticular à distancia. Nao compreendia como aquilo podia ser divertido. Era para mim mais divertido montar legos ou andar a correr ou fugir de alguém. Com o tempo aprendi a apreciar uma boa conversa e penso que os meu contemporâneos tambem. A partir de certa idade começou a deixar de ser socialmente aceite correr ou brincar às escondidas e vir de fato de treino e sapatos para a escola. Apesar de provavelmente ainda terem vontade, os grupos mais velhos que eram exemplo para nós, não o faziam. Penso agora que apesar de uma boa conversa trazer algumas emoções, nada é tão emocionante como dizer alto para fugirmos de alguem e correr como se a nossa vida dependesse disso. Talvez nessa altura não pensássemos e apenas reagissemos. Talvez um segundo de hesitação da vitima faria com que esta nao corresse atrás evitando que no futuro a brincadeira funcionasse. Hoje fazemos na mesma parvoices, mas precisamos talvez de uns copos para nos fazer recordar as coisas com que realmente nos divertiamos...

17 comentários:

Nês disse...

Eu ainda acho que os adultos são uns complicados :D as crianças são muito mais espontâneas, sinceras, não se preocupam com o que os outros pensam e vêem tudo de uma forma muito mas simples e objectiva :) depois crescemos e parece que até inventamos problemas :)
Quanto à parte de nos divertirmos, apesar de ser adulto ter muitas coisas boas tb e termos as nossas responsabilidades, é mto fixe soltarmos de vez em quando a criança que temos dentro de nós, e consegue-se fazer isso mesmo sem alcool lolol :) eu faço isso mtas vezes (talvez demasiadas) :)

Unknown disse...

E' verdade, em crianca temos uma visao diferente das coisas. Nao sei se e' mais objectiva, pois nunca me importei se a pessoa de quem fugiamos ficava triste ou nao. Talvez depois de fugirem algumas vezes de mim e eu ter ido a correr atras deles a quase a chorar de raiva percebi que toda aquela emocao que sentia tinha um preco.

Talvez seja isso que nos torne mais ou menos adultos, a consciencia do preco de cada accao nossa e dos outros.

Nês disse...

Ahh, pensava q estavas a falar do jogo da apanhada e assim, fugir só por fugir de algum colega n me lembro de ter feito, nem de me terem feito a mim :P mas correr tb nunca foi o meu forte :D
As crianças às vezes podem ser mazinhas, mas tb podem ser bastante sensiveis :) no fundo, n sei se é mto diferente dos adultos, embora em formas diferentes.

Unknown disse...

Mesmo na apanhada acontecia muitas veses ser o mais fraquito a apanhar. E na altura era engracado depois de ele nos ter apanhado ir apanha-lo a seguir :D Acho que apenas a experiencia de ser esse mais fraco em alguns contextos nos faz perceber o que os outros sentem nessas situacoes e adaptar as nossas accoes futuras a isso.

Nês disse...

Sim, tens razão, é mesmo muito importante aprendermos a pormo-nos no lugar dos outros :)
Agora estava a lembrar-me em como ficava feliz qd apanhava alguém, ou pelo menos qd n era a primeira a ser apanhada :D aquela sensação de ir a correr e sentir os colegas a aproximarem-se e tentar correr o mais q podia p n ser apanhada :)

L u i s P e s t a n a disse...

Por isso sabe sempre bem brincar com uma criança, pois assim temos desculpa para nos portarmos como uma.


P.S.: Experimenta a tirar a verificação de palavras do teu blog...é uma seca escrever e vais ver que sem ela não tens grande spam que valha a pena o nosso sacrifício.

Unknown disse...

E' verdade! E para que raio nos preocupamos com as desculpas? :)

humm, nem sabia da existencia do verificador! Vou ja' tratar disso :)

Unknown disse...

Ja' esta'!

Espero com isto dar um boost aos comentarios! :D

L u i s P e s t a n a disse...

Sim

L u i s P e s t a n a disse...

vais

L u i s P e s t a n a disse...

notar

L u i s P e s t a n a disse...

o

L u i s P e s t a n a disse...

boost

Unknown disse...

hehehe :D Incrível como funciona!!!

Carlos disse...

Verificação de palavras?

Devia ser por isso que dava sempre erro quando tentava comentar.

Obrigado Jacek. Obrigado Pestana. Obrigado google. Obrigado mundo.

Eu nunca me deixava apanhar. Nunca consegui sentir essa sensação de que falam do "ser mais fraco" :D
Estou a brincar ;)

Vou aqui comentar "fora do sitio", desculpa...
Grande texto o do post anterior. Parabéns.

L u i s P e s t a n a disse...

Ai a droga...

Unknown disse...

Carlos,

Fico contente por estares agora melhor integrado na sociedade!

Esta's desculpado :) Fico tambem contente por teres gostado!