quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Esperar

Quando apenas nos resta esperar pelo resultado de algo, pensamos se fizemos tudo o que poderiamos ter feito para atingir o resultado desejado. Podemos fazer tudo o que está ao nosso alcance, mas não mais. Nos tempos em que rezava, a sensação de poder controlar o incontrolável, de ter do meu lado alguem que tudo controlava fazia-me sentir que podia fazer mais que o que estaria ao meu alcance. Embora isto nos possa fazer sentir mais confiantes com os factores imprevisiveis, tirava a importância à realidade e a tudo o que poderiamos de facto controlar...

24 comentários:

Nês disse...

Humm, não sei bem como comentar o teu post, pq sei q temos formas mto diferentes de ver as coisas e a fé é uma coisa q ou se tem ou então n dá p explicar :P eu acredito que tem que haver qq coisa de maior, nem que seja um motivo para o facto de existirmos. De qq forma, acho que devemos sempre fazer o melhor que podemos para atingirmos os resultados, mas isso não invalida em nada o facto de acreditarmos em algo maior, que nos dá mais força e confiança. Acho que o facto de termos fé não tira de todo importância à realidade e àquilo que podemos controlar, pelo contrário. Eu acredito em Deus e sei quais as minhas limitações, costumo ser perfeccionista no que faço mas sei que não sou perfeita. E acho que ando com os pés bem assentes na terra (tirando quando desligo e estou na lua perdida nos meus pensamentos lololol):) seria um bocado ridículo não estudar p um exame e esperar um bom resultado pq Deus me ia ajudar… devemos sempre fazer td o q está ao nosso alcance. Mas há coisas q não podemos controlar e é normalmente com essas que nos sentimos pequenos e impotentes e precisamos de pedir ajuda, e já agora agradecer tb pelas coisas boas que se proporcionam nas nossas vidas.

Unknown disse...

Ines,

humm, penso que a fe' nao e' uma coisa que se tem ou nao.. por exemplo, eu acredito que existem arvores porque ja' as vi e senti. Da mesma forma, nao acredito que o super homem exista ou tenha existido, pois acredito ser uma historia inventada por pessoas como eu, com uma moral por tras.

Relativamente ao segundo ponto, caso tudo apenas dependa daquilo que nos fazemos, nao existe razao para rezarmos ou pedirmos a algo para de alguma forma influenciar a Sua vontade. Caso tudo fosse dependente da Sua vontade, nao haveria tambem razao nenhuma para nos esforcarmos com nada.

Em relacao ao que referes na tua ultima frase, de agradecer pelas coisas boas que acontecem na nossa vida.. se essas coisas acontecem por vontade dele, penso que e' justo tambem pensar que as ma's tambem acontecem por vontade Dele.. penso que nao faz sentido dizer que as boas sao obra dele e as ma's obra dos homens... se no's lhe agradecemos o facto de sermos saudaveis e atingirmos as nossas metas, tambem o drogadito que tem sida e a perspectiva dele na vida e' prostituir-se para conseguir a proxima dose, deve atribuir isso 'a vontade de Deus...

Sam disse...

Do Guardador de Rebanhos do Alberto Caeiro...

(...)

O único sentido íntimo das cousas
É elas não terem sentido íntimo nenhum.
Não acredito em Deus porque nunca o vi.
Se ele quisesse que eu acreditasse nele,
Sem dúvida que viria falar comigo
E entraria pela minha porta dentro
Dizendo-me, Aqui estou!

(Isto é talvez ridículo aos ouvidos
De quem, por não saber o que é olhar para as cousas,
Não compreende quem fala delas
Com o modo de falar que reparar para elas ensina.)

Mas se Deus é as flores e as árvores
E os montes e sol e o luar,
Então acredito nele,
Então acredito nele a toda a hora,
E a minha vida é toda uma oração e uma missa,
E uma comunhão com os olhos e pelos ouvidos.

Mas se Deus é as árvores e as flores
E os montes e o luar e o sol,
Para que lhe chamo eu Deus?
Chamo-lhe flores e árvores e montes e sol e luar;
Porque, se ele se fez, para eu o ver,
Sol e luar e flores e árvores e montes,
Se ele me aparece como sendo árvores e montes
E luar e sol e flores,
É que ele quer que eu o conheça
Como árvores e montes e flores e luar e sol.

E por isso eu obedeço-lhe,
(Que mais sei eu de Deus que Deus de si próprio?).
Obedeço-lhe a viver, espontaneamente,
Como quem abre os olhos e vê,
E chamo-lhe luar e sol e flores e árvores e montes,
E amo-o sem pensar nele,
E penso-o vendo e ouvindo,
E ando com ele a toda a hora.

Unknown disse...

Samuel,

E' incrivel a lucidez de Fernando Pessoa. Obrigado pelo poema, penso que seria impossivel explicar melhor!

Abraco :)

Nês disse...

Jacek, é como eu te dizia, há coisas q n dá p explicar, têm q se sentir. Eu nunca vou conseguir provar a ninguem que Deus existe pq n tenho nenhuma prova cientifica de que é verdade, e nem é minimamente essa a minha intenção. Eu sinto aquilo que sinto e não o quero impor aos outros. O Deus em que eu acredito não é o Deus inventado pelas religiões. Talvez, e pegando nas palavras de Fernando Pessoa, eu nem lhe devesse chamar Deus, as arvores são arvores, o sol é o sol, eu adoro a natureza e nem preciso de pensar nisso. De qq forma não são os conceitos que me interessam :P Eu acredito que existe alguma coisa maior e a maior prova disso é nós todos existirmos. Nós, os animais, as plantas, os planetas, o universo... para que é que isto existe tudo? Tem que haver alguma coisa que explique o facto de eu acordar todos os dias, de o universo existir. De onde é que veio a materia? São estas coisas é que me levam a acreditar que existe mais qq coisa. O facto de eu pedir ajuda a Deus, não te sei explicar, talvez não seja uma atitude logica. Mas que me sinto melhor com isso sinto. E é verdade que há mta gente a sofrer no mundo mas isso é outra grande pergunta que eu tenho. No fundo, tudo o que eu pergunto é "porquê?", era isso que queria saber :)

Carlos disse...

Nem tudo depende só de nós...
Na minha opinião ver as coisas de uma forma fria e racional é contranatura. Nós também somos irracionais. O amor por muito que não queiramos é totalmente irracional.
Acreditas no amor? Alguma vez o viste?
Pensar que a vida é só o que vemos deixa-me profundamente deprimido... :)

Além disso, gosto sempre de pensar que por muito que me aplique há sempre mais qualquer coisa que podia ter feito. É assim que me consigo motivar.

O texto do Alberto Caeiro é excelente. Por falar nisso, não retirem a individualidade ao Alberto Caeiro chamando-lhe Fernando Pessoa ;)

Pedro do Mar disse...

Caro Jacek, bom post, sim senhor! :-)

Se eu fosse crente, decidiria entre duas visões distintas:
- ou acreditaria que tudo o que acontece tem um bem associado, já que o todo poderoso e omnisciente deus zelaria por nós e não deixaria que o mal acontecesse;
- ou negaria a sua intervenção nas coisas terrenas, ficando a meu cargo as minhas decisões, com todas as suas consequências sempre imprevisíveis.

Pois bem, cada uma destas duas abordagens teria um grande senão.
A primeira levar-me-ia a uma quase apatia, já que seria dominante a crença de que o melhor iria invariavelmente acontecer.
A segunda reduziria de tal forma a influência de deus na minha vida que a sua existência só seria relevante para a minha vida quando eu estivesse quase a morrer, preparando-me já para a altura em que a sua presença/existência se notariam: a vida para além da morte.

Mas felizmente não tenho de me preocupar com nada disto: sou ateu.

:-p

Unknown disse...

Ines,

Obrigado pelo excelente comenta'rio! Em relacao ao que referes de se sentir a presenca de Deus, penso que isso nao mostra a existencia Dele. Imagino um exemplo em que uma mae viuva conta ao filho que o pai esta' algures longe mas que gosta muito dele e que esta' orgulhoso do filho que tem. Essa crianca ira' crescer acreditando verdadeiramente na existencia de uma presenca que na realidade nao existe. Sera' apenas real na cabeca dele.

Ao dizeres que tem de existir sempre algo superior, e assumindo que isso e' Deus, a minha questao torna-se, de onde veio Deus? Caso a resposta seja que este e' omnipresente e que sempre existiu, porque razao essa justificacao nao e' va'lida para o Universo?

Havera' sempre coisas que nao compreendemos e penso que faz parte da natureza humana perguntarmos sempre "porque". No entanto, caso bloquemos todas as questoes que nao compreendemos ainda com o conceito de Deus, estamos a perder uma infinidade de conhecimento por descobrir!


Carlos,

Confesso que a primeira vez que li o teu post, este soou-me mesmo profundo! Claro que a vida nao e' so' o que vemos, todos os dias descubrimos algo que nao sabiamos antes. E temos os nossos sentimentos que se manifestam fisicamente.. pelo menos em mim o amor manifesta-se com a perda de qualquer pensamento racional :) Mas por muito que me custe a admitir... este pode ser infelizmente racionalizado se o virmos de uma pespectiva evolutiva!

Tens toda a razao relativamente 'a individualidade de Alberto Caeiro. E' sem duvida unico!


Pedro,

E' isso mesmo! Penso que e' uma questao interessante que todos os crentes devem colocar a si pro'prios. E embora a "ausencia de prova nao seja a prova da ausencia", perante ausencia de prova, todas as coisas que imaginamos tem a mesma validade, independentemente se estamos a falar de Deus, Satana's, fadas, pai natal, super homem...

Nês disse...

Esta discussão está mesmo bastante interessante :)
Jacek, em relação à primeira questão que colocas da viuva que diz ao filho que o pai está longe e gosta muito dele, n acho que isso seja falso :P eu acredito muito, ou pelo menos quero acreditar que as pessoas de quem gosto estão sempre cmg de uma forma ou de outra. Mas tb n vale a pena irmos por aí, n tenho provas de q isso seja verdade, mas acredito. E espero um dia em q já n esteja cá poder de alguma forma ajudar ou olhar pelas pessoas de quem gosto e que cá ficam.
Concordo com o teu amigo Carlos, de que nem tudo o que existe é racional. Quanto ao amor, acho que não concordo que possa ser racionalizado numa perspectiva evolutiva... se só servisse para a reprodução, talvez nem precisasse de existir, podia ser como nos outros animais, escolhia-se o parceiro mais robusto e saudavel para se ter filhos. Mas as coisas não são assim, caso contrário ninguém se apaixonava por pessoas que estão doentes ou mais fracas. Outro exemplo é a intuição feminina, não se explica mas que existe, existe :D
Em relação ao universo, é também uma questão interessante. Talvez tenha sempre existido, mas para quê? De qualquer forma houve o big bang e aquela coisa que explodiu veio de algum sitio. Quanto a Deus tb ter vindo de algum sitio, pois, não te sei responder :P eu gostava realmente de saber caso Deus exista, para que nos criou, qual o nosso proposito, e para que é que Ele proprio existe ou existiria antes de tudo o resto.
Acho que por acreditarmos em Deus não deixamos de tentar compreender aquilo que não percebemos. Há cientistas que acreditam em Deus. Ciência e Deus não são coisas contraditórias, pelo contrário. Talvez a ciência ao tentar perceber a fundo cada bocadinho da realidade esteja no fundo a tentar compreender Deus, ou o que quer que lhe chamemos, conforme as nossas (des)crenças.
Pedro do Mar, eu acredito que existe qq coisa de maior, mas tb n perco o sono por causa disso :D
Sinceramente eu acho que o mais importante é que sejamos felizes à nossa maneira acreditando naquilo que quisermos (nem que seja em acreditar que não acreditamos :D).

Pedro do Mar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro do Mar disse...

:-) Olá Inês,

Ora muito bem, o importante é sermos felizes. E se isso implicar uma crença ou descrença, pois que seja! :-p

Em relação ao que escreveste, permite-me uma correcção:
Onde tens
Ciência e Deus não são coisas contraditórias, pelo contrário.
eu sugiro apenas
Ciência e Deus não são coisas contraditórias.

É que "Deus" e "Ciência" não se legitimam ou invalidam, já que estão completamente separadas. Nunca se cruzam.

:-)

Nês disse...

Olá Pedro do Mar :)

Correcção aceite :) de facto o "pelo contrário" é apenas uma perspectiva pessoal e não uma verdade absoluta ;)

Unknown disse...

Ines e Pedro,

No caso da viuva, nao me estava a referir 'a presenca da pessoa depois de falecer, mas ao facto de alguem sentir uma pessoa que nao existe, como se a mae neste caso lhe tivesse descrito o pai de uma forma completamente diferente que o que ele era na realidade.

Concordo com a conclusao que Deus e Ciencia nao sao contradito'rios. Mas neste caso a questao que te quero colocar Ines e' em qual das hipoteses que o Pedro mencionou no post anterior acreditas ser a real e porque? Isto e', se o Deus tem alguma influencia sobre no's indivisualmente ou num colectivo e como isso se manifesta. E ao responder a isso, se existe outra explicacao possivel para essas manifestacoes que nao Deus.

Nês disse...

Pergunta difícil ;)
Não sei se posso verdadeiramente escolher uma destas duas hipóteses porque nenhuma delas realmente espelha a minha forma de ver as coisas, é a forma como o Pedro veria se acreditasse. Não acredito numa visão em que não tenho qualquer controlo sobre a minha vida nem numa visão em que controlo tudo. Eu acredito que tenho a liberdade de tomar todas as minhas decisões em relação às coisas que posso controlar. Mas mesmo assim, não excluo Deus de tudo o que acontece na minha vida, pq senão não recorreria a Ele qd preciso de ajuda, por exemplo. Não acho justo dizer que Deus não existe só porque não encontro uma explicação racional para responder à tua pergunta, sabendo ao mesmo tempo que posso contar com Ele quando estou em apuros. Sei que não parece lógico pedir a intervenção de Deus em coisas que parecem depender totalmente de nós próprios, mas a mim ajuda-me. Quanto à forma como Deus intercede por nós, é óbvio que podes encontrar muitas explicações para o mesmo, principalmente se não acreditas em Deus. Se calhar o facto de eu acreditar mesmo que Deus me vai ajudar faz com que eu me sinta mais optimista e segura e é essa atitude positiva que me ajuda e não a existência ou não de Deus, mas mesmo assim eu acredito porque sinto e essa parte irracional das coisas não pode ser explicada.
Desculpa se não consigo ser mais clara e objectiva em relação a estas coisas, mas acho que como já se deve ter notado, eu tb tenho mtas duvidas e perguntas em relação a muita coisa e n tenho nenhuma visão fanática acerca de Deus. Acredito que existe mais qualquer coisa, qualquer coisa maior, que não existimos por acaso, que as coisas têm um propósito e que existe muito mais para além daquilo que pode ser visto. Acredito também naquilo que sinto, o resto não sei :)

Unknown disse...

Ines,

Compreendo o que dizes, a questao que coloco e', imaginando e assumindo que Deus nem nada metafisico existe, caso uma crianca desde que nasceu seja educada num meio em que todos acreditam e que lhe digam que existe Alguem que a ama e que esta' sempre la' para a ajudar, que zela por ela... se essa crianca nao sente realmente esse apoio de Alguem, e se nao reza e nao se sente mais confiante ao faze-lo?

Relativamente 'a afirmacao sobre Deus e ciencia nao serem contraditorias, concordo com isso completamente, pois nao existe nenhuma manifestacao de Deus na que se possa observar. Caso Deus tivesse alguma influencia sobre algo, poderiamos de certa forma medir e observar isso. Se for apenas influencia naquilo que sentimos, penso que isso pode ser explicado pela resposta ao primeiro paragrafo.

Nês disse...

Jacek, tb compreendo o teu ponto de vista :)

Considerando que Deus não existe, é na verdade possível que eu acredite em Deus porque me habituei a pensar ou a sentir dessa forma. O cérebro humano é de facto bastante poderoso e o ser humano cria os seus hábitos também na forma como pensa. Não ponho de parte essa hipotese, embora prefira acreditar que Deus existe e que aquilo que sinto é coerente com isso.
Mas no meu caso não acho que acredito em Deus por ser influenciada por outros a isso. Se fosse influenciada por alguma coisa teria sido pelos meus colegas que eram praticamente todos ateus (é uma característica mto comum do Alentejo lol), mas como eu sou teimosa, n me deixo influenciar e penso por mim tenho cá as minhas ideias :) É um facto que até ter uns 12 anos a minha avó fazia-me ir com ela à missa todos os domingos e dizia-me que se eu n fosse Deus ficava triste cmg. Chegava a ter sentimentos de culpa qd o que me apetecia era ficar a ver desenhos animados. Depois cresci e comecei a aperceber-me de todos os dogmas e todas as coisas com as quais não concordo na religião, principalmente as “leis” inventadas por homens que nada têm a ver com Deus e que só tornam as pessoas mais infelizes e reprimidas ou as chegam mesmo a prejudicar (para mim o facto de o Papa ir para África criticar o preservativo foi um autentico atentado à vida humana, por exemplo, embora com certeza ele n o tenha feito com essa intenção). Isto tudo para dizer que qd deixei de acreditar nas regras da religião poderia ter pura e simplesmente deixado de acreditar em Deus, mas curiosamente penso que foi nessa altura que comecei a acreditar mais genuinamente em Deus tal como o vejo hoje e não na figura que a minha avó me queria transmitir. É certo que nem todas as pessoas são iguais e possivelmente mta gente acredita em mta coisa pq é levada a isso, mas eu só posso falar por mim :) Penso que acreditar em Deus, ou se n lhe quisermos chamar Deus, acreditar numa dimensão mais espiritual da vida não é um sentimento pouco natural, faz parte do ser humano, caso contrário nunca se teria sequer pensado na existência de Deus. Há é pessoas que ligam mais a esse lado espiritual e outras que ligam menos ou que não acreditam mesmo. Eu acredito que há mais qq coisa mas não deixo que isso interfira na minha vida de todos os dias e nem perco muito tempo a pensar nisso (tirando nestes últimos dias em que andamos a discutir estas coisas aqui no teu blog lolol).
Quanto à influência de Deus nas coisas e na ausência de factos observáveis para provar isso, as religiões relatam vários milagres, mas depende de cada um acreditar ou não, devo confessar que sou muito céptica em relação a essas coisas. Acredito mais na influência de Deus naquilo que sentimos e de alguma forma na maneira em que as coisas se proporcionam nas nossas vidas e voltamos como disseste à primeira parte, de acreditarmos mesmo nisso porque nos habituámos, ou porque é mesmo verdade :)

Unknown disse...

Oh Ines, eu penso que nestas discussoes nao podemos tornar as coisas pessoais, mas sim analizar as situacoes como observadores e tirar de la' as conclusoes :)

A questao de podermos pedir algo a Deus e' para mim incompativel com o facto de termos liberdade para fazer o que quisermos, senao repara: Imagina que havia uma actividade de 10 pessoas em que apenas uma poderia ganhar. Entao se houvesse uma pessoa que pedisse ajuda a Deus, este teria de influenciar as outras a nao terem um bom desempenho. Mas a questao torna-se interessante se todos rezarem. Nesse caso, Deus escolheria quem haveria de ganhar, influenciando a liberdade individual.

Comentando o que escreveste nesta frase:

"Quanto à forma como Deus intercede por nós, é óbvio que podes encontrar muitas explicações para o mesmo, principalmente se não acreditas em Deus"

Quer isto dizer que acreditando em Deus nao precisamos de procurar outras explicacoes.. e imagina o que seria se nunca tivessemos procurado outra explicacao para os relampagos os as proprias estrelas no ceu!

Existem uma se'rie de contradicoes que mostram que o Deus todo poderoso e omnipotente nao e' possivel existir. Uma pergunta interessante e' perguntar se Deus pode tudo.. e a resposta normal de um crente e' "claro que sim...". Mas este paradigma nao e' possivel e prova-se perguntando se "pode Deus criar uma pedra tao pesada que nao a consiga levantar?"

Por isso, porque havera' o Deus catolico ser mais ou menos real que o Deus muculmano, os deuses gregos ou ate' as fadas?

Nês disse...

humm, que grande confusão :)

Sim de facto devemos analizar as coisas de forma neutra, como observadores :) mas eu acho que devia contar a minha experiência porque é ela que me leva a pensar como penso e pq acho que não represento o "crente tipico" se é que isso existe. Talvez se se juntasse à nossa discussão alguém que tivesse mais certezas do que eu em relação às coisas, tivesse um discurso diferente do meu.
Em relação às 10 pessoas a concorrer para o mesmo, não sei dizer-te :P tb n sei dizer pq é q há pessoas inocentes a sofrer no mundo embora haja todos os dias mta gente a rezar para que isso não aconteça. É por isso que só posso falar daquilo que eu sinto individualmente, essas coisas eu tb queria mto percebê-las ;)
Quanto à frase que eu escrevi, eu nunca disse que não deveriamos encontrar explicações para as coisas. Aliás, sinto-me feliz por termos tantos avanços na ciência e espero que tenhamos muitos mais. Eu nem sequer estava a falar de ciência :P eu pensei que tinha explicado o que queria dizer com essa frase quando disse:

"Se calhar o facto de eu acreditar mesmo que Deus me vai ajudar faz com que eu me sinta mais optimista e segura e é essa atitude positiva que me ajuda e não a existência ou não de Deus, mas mesmo assim eu acredito porque sinto e essa parte irracional das coisas não pode ser explicada."

O que eu queria dizer com isto é que o que quer que eu diga pode ser refutado. Se eu te dissesse que sinto que Deus me ajuda, tu poderias sempre dizer-me que é a minha atitude positiva ao acreditar que me ajuda e não Deus e eu aceitaria ;) De qq forma essa minha atitude mais positiva poderia ser influenciada de alguma forma por Deus.
Também podes ver aqui todas minhas dúvidas, como já te tinha dito :P Tenho a minha maneira de ver as coisas e n a quero impor, principalmente pq n tenho certezas de nada do que estou a dizer :P td o q digo baseia-se naquilo que sinto e não naquilo que pode ser provado cientificamente.
À tua ultima questão, a minha resposta é que à partida não há diferença nenhuma, excepto no número de pessoas que acreditam em cada uma das coisas. Eu n estou a dividir Deus por religiões, para mim Deus é Deus :P Quanto às fadas e ao super homem, a única diferença é que existe com certeza muito mais gente no mundo a acreditar em Deus do que no super homem, isso há de significar alguma coisa :P mas mais uma vez estamos no dominio dos sentimentos :)
A minha perspectiva sobre Deus não é a perspectiva do controle de tudo, interesso-me mais por saber a razão de tudo :P

Carlos disse...

Está cientificamente provado que numa actividade de 10 pessoas, ganha quem tiver a cunha. Normalmente Deus não se mete nisso. Nesse caso seria uma Cunha. :P

Teria muito mais para dizer sobre este tema, mas sei por "experiência de saber feito" que não vale a pena ;)

Peace

Unknown disse...

Ines,

Concordo com o que dizes, a diferenca esta' mesmo no numero de pessoas que acreditam e quer queiramos quer nao isso tem um peso incrivel! Leva-nos a pensar que tanta gente nao pode estar errada. A historia mostrou-nos no entanto que nao seria a primeira vez... antes de Copernico todos acreditavam que o Sol girava 'a volta da terra e estavam de facto errados!

Carlos,

Esta's 'a vontade para colocar os argumentos que achares correctos! Gostaria muito de conseguir encontrar um argumento que fosse, que nao pudesse ser explicado de outra forma.

& Love :)

Carlos disse...

Já tinha dito que não ia argumentar. Mas também te posso dizer que não consigo arranjar um que tu, ou qualquer outra pessoa possa justificar de outra forma.

De qualquer forma, se existisse uma prova irrefutável da existência de qualquer entidade superior, ou da verdade de qualquer religião, não estaríamos aqui a discutir este tema. Seria tudo consensual, e isso seria, no minimo, muito chato ;)

Peace & Love, é no fundo aquilo que todos devíamos querer :)

Unknown disse...

Carlos,

Concordo inteiramente contigo :)

O que e contraditorio, e' que a historia mostra que Deus nao foi um catalizador para Peace & Love... muito pelo contrario.

Nês disse...

Jacek, não foi Deus que criou as guerras em torno de Deus, foram os homens ;)

Unknown disse...

Exactamente Ines! Mas o conceito de Deus, foi infelizmente um motivo para muitas guerras.