sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Consequencias da Felicidade

Quando me visualizo feliz, imagino-me num momento de prazer. Reflectindo sobre a ligacao entre as duas, o prazer nao traz felicidade, mas uma consequencia natural da felicidade e' certamente o prazer. Uma interpretacao directa desta frase podera' ser usar o prazer como uma medida da nossa felicidade mas... podendo o prazer artificial ser facilmente encontrado, existe o risco e a tentacao de encobrir a infelicidade com prazer. Ao usar o prazer como forma de compensar a infelicidade apenas passamos a associar o prazer a esta e penso que saturamos o processo que nos faz sentir bem.

Sendo nos dias de hoje o acesso a tudo tao rapido e directo, nem sempre e' obvio que a felicidade constroi-se solida e lentamente dia apo's dia. Visualizarmos aquilo que somos e em cada pequena accao pondo tudo o que temos de melhor, torna-se natural sentir um prazer so'lido e verdadeiro. Todas as actividades que executamos neste estado, todas as pessoas com quem interagimos e tudo o que vemos faz-nos sentir mais vivos e ainda mais motivados para a cada dia continuarmos a ser o que realmente nos faz felizes:

Simplesmente no's :)

12 comentários:

Nês disse...

O importante é aprendermos, não a estarmos felizes, mas a sermos felizes :)

Unknown disse...

Não posso estar mais de acordo :)

overflow disse...

Ainda não te conhecia esta veia mais introspectiva, mas não podia estar mais de acordo... parabéns e um grande abraço! Continua!

Unknown disse...

Overflow,

Obrigadão e um Grande Abraço!

Pedro do Mar disse...

Outro bom post, sem dúvida, Jacek! :-D

Gostei especialmente da ideia de que o prazer não traz felicidade, mas uma consequência natural da felicidade é certamente o prazer. Nunca tinha reparado nisto... mas tens toda a razão. Bom ensinamento.

:-)

Unknown disse...

Pedro,

Foi um prazer ler o teu comenta'rio :)

CookieMonster disse...

Eu diria que não estão directamente associados. Pode haver uma relação, mas não será concerteza óbvia. Como diria o Dinis, "há 1 fórmula para isso".

Pelo menos na minha definição de prazer, que pode não ser igual à tua.

Unknown disse...

CookieMonster,

Quando me refiro ao prazer, refiro-me ao "Estar feliz" como a Ines mencionou no primeiro comentario e a "Felicidade" como o "Ser Feliz".

Parece-te que os dois nao estao relacionados?

CookieMonster disse...

O "ser feliz" e o "estar feliz" estão obviamente relacionados, mas o prazer é algo completamente diferente, quer estejamos a falar de prazer físico ou psíquico.

Unknown disse...

A associacao que eu fiz foi mesmo essa.. quando "estou feliz" sinto prazer. E' esse conforto de felicidade que me da' prazer. Penso que neste caso e' um prazer principalmente psiquico.

CookieMonster disse...

Pois, mas não é uma relação unívoca, ou biunívoca.

Por exemplo, se estiver feliz posso sentir prazer mesmo a fazer coisas que não me agradem particularmente. Mas se estiver infelicíssimo, posso sentir prazer na mesma, se estiver a fazer alguma coisa que goste, por exemplo fotografar...

Unknown disse...

Certissimo! A relacao que refiro aqui e' que a consequencia de ser feliz e' estar feliz, e estando feliz sentimos prazer.