terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Liberdade

Freedom is just another word for nothing left to loose... Cruzei-me com esta frase... Sera'?!

Se fossemos um ponto numa linha temos a liberdade de nos deslocarmos em dois sentidos ou em nenhum. Mas caso optemos pela ultima, nao significa isto que a liberdade nao exista! Esta existe independentemente das escolhas que fazemos e nao passa a existir apenas por decidirmos usa-la. Escolher "nenhum sentido" pode aparentar falta de liberdade por o resulado aparente ser o equivalente a nao ter mais dimensoes disponiveis, mas e' uma escolha tao livre como outra qualquer!

Parece-me que a beleza de tudo reside em disfrutar da liberdade como queremos e nao condicionados por esta. Sendo esta plena como e' na sociedade em que estamos inseridos cabe-nos a no's decidir os caminhos que queremos seguir e nao seguir apenas por estes existirem.

Para qualquer numero de dimensoes superior a 1 temos a liberdade infinita de escolher o trajecto a percorrer. A liberdade na vida reside nisso, cabe-nos a no's escolher o que queremos para no's. Para todos os caminhos que tomamos, temos sempre algo 'a nossa espera. Em cada decisao apenas temos de avaliar a importancia que tem para nos o que deixamos para traz e o que teremos a ganhar.

4 comentários:

Nês disse...

hummm, hj acho q n estou mto inspirada por isso n te deixo nenhum testamento :D concordo com tudo :)

Unknown disse...

Já somos dois Ines :) Fico contente por concordades!

Pedro do Mar disse...

Ora aí está mais um bom tema: "A Liberdade".

Apesar de não ser novidade, não posso deixar de partilhar esta frase que tão define bem a forma como devemos ver (e viver!) a nossa "liberdade":
"Ser livre não é fazer tudo o que se quer: é poder fazer tudo o que se deseja."

Além da liberdade de expressão, da liberdade de pensamento, da liberdade de associação e de todas as que existem em expressões deste tipo, há um outro exemplo que muitas vezes me ocorreu: a liberdade de fazer agora coisas que no futuro me serão impossíveis por não ter saúde (ou forma física) para isso.
Por exemplo, não será com 70 anos que saltarei de para-quedas ou farei surf, que irei para rave-parties ou orgias.

São coisas que poderia fazer agora e que provavelmente não poderei fazer no futuro, mas como não as quero fazer e sou livre, não as farei.

Tal como disseste, não devemos deixar que a liberdade nos condicione... Até porque aí teríamos a liberdade a anular-se a si própria.

Abraço

Unknown disse...

Pedro,

Obrigadão pelo comentário, e pela excelente frase que define muito bem a liberdade!

Ficamos realmente muito limitados quando fazemos o que queremos apenas por o podermos fazer e não por querermos... e isso é uma limitação da liberdade só por si!

Abraco :)