quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

If you want to make an apple pie from scratch, you must first create the universe.
Carl Sagan


Ele: Ha' quem critique o facto de alguem se especializar em tecnologias especificas
Eu: pois...
Ele: Mas imaginando um exemplo absurdo de alguem que sabe programar sem ter conhecimento de solucoes tecnologicas disponiveis, por melhor que seja, se tiver de implementar um sistema de informacao, fa-lo-ha' de raiz, com ficheiros proprios a guardar os dados, reinventa uma estrutura, inventa sistemas de apontadores internos, tudo coisas que ja' estao feitas . O esforco para realizar isso dessa forma cresce exponencialmente!
Eu: (Silencio)
Eu (pensamento) : Houve quem apesar do limitado tempo que tinha cometesse esse erro. Apesar de o fim ter sido atingido com sucesso, o esforco envolvido foi enorme... E a disponibilidade mental fica desnecessariamente bloqueada com a constante procura de solucoes para problemas ja' resolvidos...

Eu: Bem... bom apetite ;)

2 comentários:

Nês disse...

Gostei muito deste post :) apesar do esforço desnecessário, deve dar um gozo enorme perceber todo o funcionamento desde o inicio. Para além de que talvez até se descubram formas novas e mais eficientes de se fazer o mesmo, novos processos. Muitas vezes já pensei "e se me pusessem numa época do passado...". Eu podia dizer que vivo numa época em que há tanta tecnologia, computadores, aviões, podemos comunicar com o mundo todo, podemos ir à lua, temos TVs, electrodomesticos, etc. Mas se me dissessem "ai sim, então constroi lá uma televisão, ou um computador", eu n sabia fazer nada disso. Eu sei que é normal, atingiu-se um ponto na ciência, que por si só é cumulativa, em que vamos descobrindo mais a partir daquilo que já existe e é impossivel saber tudo. Mesmo quem trabalha numa fábrica de automóveis, por exemplo, normalmente sabe construir uma peça que se vai juntar a outras peças construidas por outras pessoas, mas não o automovel inteiro. Mas de vez em quando é bom rever os processos que já existem para se chegar a um determinado fim. Por exemplo, podiamos estudar mais as energias renovaveis (se bem que aqui o problema são mais questões políticas que outra coisa).
A um outro nível, e tendo em conta a citação que apresentaste no início e que é bastante inspiradora... para quem acredita em Deus, acho que é isso o que fazemos todos os dias, o papel da ciência, descobrir os processos que um dia já foram feitos por Deus, seja lá como tenha sido ou o que entendamos por Deus :) Tentamos descobrir como tudo funciona. Descobrimos como funciona o ADN, no fundo o que tentamos é perceber a nossa realidade, como tudo funciona e como tudo se criou :) e com isso fazemos descobertas boas, que nos permitem por exemplo revolucionar a medicina ou criar tecnologia que nos põe em comunicação e nos une mais em todo o mundo, mas por outro lado tb fazemos descobertas que nos podem levar a fazer coisas muito más, como a bomba atómica... sei que não tem nada a ver com o post, mas como me inspirei, lembrei-me também da questão da ética na ciência... até que ponto é ético fazer-se determinadas experiencias, até que ponto não pensamos nós próprios que podemos fazer o papel de criador do mundo e todas as consequencias que isso pode ter (por exemplo clonagem ou utilização de embriões para determinados fins)... mas pronto, vou parar por aqui, q já estou a dispersar os meus pensamentos e ninguem vai ter paciencia de ler isto :) mas pronto, mesmo que não pareça mto coerente a minha linha de raciocinio lolol este post fez-me pensar em montes de coisas :)

Unknown disse...

Ines :)

Fico muito contente por este post ter inspirado tantos pensamentos! Muitos deles estao nos planos para futuros posts!!

Quanto ao que dizes na primeira parte do comenta'rio, a vantagem em perceber e construir as coisas desde o ba'sico, sem influencias do que ja' existe e' isso mesmo: Descobrir outras coisas no caminho que nao foram descobertas ate' entao! E de um ponto de vista individual, mesmo que se descubra exactamente o que ja' esta' feito, o conhecimento de como as coisas foram descobertas e' sem duvida de enorme valor!

Em relacao ao que dizes sobre termos tanta coisa disponivel e podermo-nos sentir tentados a pensar que sabemos mais por isso que as pessoas ha' mile'nios atra's. No entanto, se virmos o padrao de comportamento das pessoas hoje em dia, estas apenas nascem, sao criados com os meios disponiveis, usam os recursos que existem, no nosso caso muita tecnologia, informacao e nao se questionam muito sobre a origem, funcionamento e possiveis inovacoes. Seria exactamente esse comportamento que teriam se nascessem no meio da selva, utilizariam os recursos sem se questionarem. E mesmo momentaneamente questionando, rapidamente percebem a dificuldade que isso implica e continuam a viver de forma simples. O que quero dizer com isto e' que aquilo que distingue os que marcam a diferenca (positiva ou negativa) dos que apenas vivem, e' o espirito criativo, descoberta, concentracao e persistencia.

Vou deixar o resto do teu comenta'rio, que considero muito interessante, como ponto de partida para os pro'ximos posts :)