domingo, 8 de fevereiro de 2009

Fobias...

Primeiro dia:

Ele: Vamos naquela preta?

Fiquei a olhar fixamente para ele. A visao da pista vazia que vimos de relance enquanto subiamos no elevador comecou a substituir a visao da cara coberta pelo capacete e o oculos enormes. O ecoar dos meus pensamentos de quando vi a pista, que na minha imaginacao se enquadra na definicao de precipicio, encheram-me totalmente a cabeca.

Ele: Jacek?
Eu: Claro que sim, não brinques!

Tomei a decisao entre a cor vermelha e a preta, o lado esquerdo ou direito. Virei naturalmente para o direito, passando o ponto de nao retorno. Nao havia maneira de descer por outro sitio. Descemos lentamente a primeira parte pouco ingreme parando energeticamente na ponta do declive. Espreito para baixo. Senti os testiculos contrairam-se tanto que fiquei com a sensacao de os ter no estomago. Senti o peito a perder o ar todo e as pernas a tremer. A antecipacao do perigo faz-me imaginar que se me contrair e fechar os olhos quando os abrir estarei num sitio confortavel. Abro novamente os olhos sufocado de nao ter respirado..

Não há outra forma de encarar isto...

Encho com toda a forca que tenho os pulmoes de ar e dou o impulso na direccao do declive. Sinto o aumento de velocidade exponencial enquanto o meu estomago cada vez mais se funde com os pulmoes. A concentracao sobe a um ponto que sinto as pernas a querer deixar de responder. Sinto-me a cair. Contrario tudo isto com rapidos movimentos da anca balancando os skis alternadamente de lado e sinto o controlo sobre a queda. A velocidade torna-se vertiginosa e a consciencia do perigo aumenta. O caminho afunila numa curva obrigando a prever os movimentos que farei nos proximos segundos ou dezenas de metros à frente. O declive diminui ligeiramente, permitindo por segundos um controlo maior, apenas para antecipar a proxima queda. Desta vez sinto a neve tremer debaixo de mim, enquanto me contraio e inspiro o mais fundo que consigo, aumentando a concentracao e reflexos ao maximo. Sinto que estou sob controlo. Sinto que consigo desafiar a gravidade. Sinto pela primeira vez a adrenalina de nao parar e sentir um prazer de ter o controlo sobre a montanha. Disfruto dos movimentos um por um, sinto a respiracao cada vez mais controlada enquanto a vista comeca a alcancar a ultima descida. Nada me parece dificil após aquela pista, mas o medo ainda permanece presente. Desco e paro. Olhando para cima ainda revejo todos os perigos e possiveis quedas. Ainda sinto vertigens apesar de estar firme. Visualizo-me ainda em perigo. O estomago nao quer voltar ao estado normal...

Durante a semana toda não consegui voltar a esta pista...

2 comentários:

Nês disse...

Ainda bem que correu bem e estás cá para contar a experiencia eheh :D se fosse cmg morria logo, nem era da queda que era mais que certa, mas do coração lolol só com a descrição já fico arrepiada :D
Não tens uma foto da pista, p nós vermos? Fiquei curiosa :)

Unknown disse...

Ines!

Desta especifica nao tenho pois a ultima coisa que pensei nesta altura foi em parar para tirar fotografias :D

Podes ver qual e' neste desenho:

http://www.snow-forecast.com/resorts/Ischgl/pistemap_full

E' a pista 14a.

Tenho muitas fotos da viagem que estao em:

http://picasaweb.google.com/jacek.kustra/Ski2009#

Nem o meu coracao nem o meu estomago ficaram no mesmo estado nesse dia.. mas agora que me relembro da'-me outra vez uma adrenalina incrivel :)